Buscar
  • Vanessa Milanez

Decoração das casas mexicanas - expectativa x realidade

Quando pensamos nas casas mexicanas, imaginamos ambientes coloridos, vibrantes, cheios de estampas e texturas.


É o que vemos quando vamos aos hotéis de Cancún, Playa Del Carmen, Tulum ou até da Cidade do México.

Às vezes é difícil pensar em como é morar em lugares tão coloridos, cheios de energia, onde os ambientes estão tão cheios de adornos e objetos que seria complicado pensar num mexicano desastrado acabando com todo o trabalho decorativo de sua mamá ou abuela.


Mas, a realidade está mais parecida com a casa das novelas mexicanas do que dos espaços de hospedagem. Se você for da minha época (ou mais velh@), vai lembrar das vilas de Maria do Bairro, Maria Mercedes, Marimar e as mansões da Usurpadora.


As cadeiras Acapulco, por exemplo, somente existem em lares de famílias que não têm muito dinheiro ou em hotéis (por serem vendidas como algo tradicional hype em outros lugares do mundo). Pessoas de classe média ou média-alta (nem falo dos muito ricos) não querem esse modelo "popular" em suas residências.

As Acapulco são vendidas em todos os lugares, em carrinhos de mão, empilhadas, em terrenos vazios, principalmente em zonas mais populosas.


Outro ponto a destacar é que a decoração é super séria e tradicional. Os ambientes são LOTADOS de informações e uma casa como a minha (que tem o estilo mais minimalista e industrial) chama a atenção por aqui (talvez não no bom sentido).


A minha professora de espanhol ficou espantada na primeira vez que me visitou, disse que "essa decoração nova é muito boa" mas fez cara de desconfiada. Durante a aula, foi me explicando quais móveis TÊM QUE TER e mesmo a minha sala que é grande, não comportaria a quantidade de itens listados...


Os lares mexicanos em geral são escuros. São muitos móveis, em sua maioria, de madeira extremamente escura, pisos e revestimentos marrom, preto ou cinza chumbo, portas escuras.


A paleta de cores é bem diferente do que agrada a nós brasileiros e pra conseguirmos uma casa mais "Brazilian style" foi muitoooooo complicado.


Pra não parecer que é exagero meu, seguem umas imagens tipo expectativa x realidade do que é a decoração mexicana.


EXPECTATIVA


REALIDADE




Obs.: Esse post é uma generalização. Claro que temos residências de todos os estilos por aqui, principalmente quando vamos às grandes cidades.


E aí? Seu estilo é o mais o da expectativa ou o da realidade?


Vanessa.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo